Emagrecer é...

"Emagrecer é..." é uma nova rubrica deste blog em que serão disponibilizadas, em princípio todas as quartas-feiras, regras de alimentação e de actividade física, que devem ser adoptadas diariamente por todos os que queiram reduzir a gordura corporal em excesso e, assim, viver com saúde. Relembro que emagrecer exige mudança de hábitos e um esforço consciente. Mas vale a pena! Vamos à primeira regra da série:

Emagrecer é... iniciar o almoço e o jantar com um prato de sopa

Qualquer sopa, confeccionada exclusivamente com ingredientes de origem vegetal, é um caldo riquíssimo de nutrientes que tem a grande vantagem de ter baixo valor calórico. Por ordem decrescente de quantidades, de um modo geral, a sopa é constituída por água, hidratos de carbono, fibras, lípidos, vitaminas, compostos antioxidantes e minerais. Se a base for feijão, grão, ervilhas, lentilhas ou favas acrescerão aos nutrientes anteriores as proteínas. As sopas em que a base são as leguminosas são muito completas e muito saciantes. O azeite é a gordura eleita para se pôr na sopa, mas basta um fio (uma colher de sopa mal cheia) na panela para toda a família. Deve ser colocado só no fim da confecção, depois de desligar a panela. A temperatura a que a sopa está é suficiente para cozer o azeite.

Perdemos peso, de forma consistente, quando inauguramos as duas principais refeições com um prato de sopa, porque ficamos "meio cheios" com um alimento baixo em calorias. Desta forma, já não conseguimos comer grande quantidade do segundo prato que tem, normalmente, maior densidade energética. Apesar de parecer que comemos mais, o valor calórico total da refeição diminui. É fácil prever que o cumprimento desta regra da sopa de forma continuada faz diminuir o peso, porque diariamente há redução da ingestão calórica.

Ponha
, já hoje, toda a família a comer sopa. Todos beneficiarão!
2 comentários

Postagens mais visitadas