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Alimentos Biológicos Crescem em Todo o Mundo

O consumo de alimentos biológicos, livres de pesticidas e cuja produção envolve práticas que garantem o respeito pelo ambiente e pela biodiversidade, tem crescido em todo o mundo desde 1990. Portugal não é excepção e as vendas confirmam crescimentos na ordem dos 25% ao ano. Uma autêntica oportunidade de negócio!

Do ponto de vista nutricional, optar por alimentos biológicos em detrimento dos convencionais tem, quanto a mim, vantagens para a saúde. Em primeiro lugar porque são livres de pesticidas (que são potencialmente cancerígenos) e depois porque são nutricionalmente mais ricos por serem colhidos já maduros. Os alimentos biológicos têm menos água (porque crescem mais lentamente sem "ajuda" de químicos), mas têm maior concentração de vitaminas e outros nutrientes, que retiram do solo durante mais tempo. Por isso são mais saborosos, sendo a fruta mais doce.

Em Coimbra, pode adquirir alimentos biológicos dos produtores regionais no "Mercadinho do Botânico". Veja mais informações aqui.

Fonte de Imagem: http://www.rs.gov.br/direciona.php
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Leite sem lactose não é para diabéticos

Ontem de tarde, durante a consulta de atendimento a diabéticos, um dos utentes pôs-me a questão se o leite sem lactose seria o melhor para os diabéticos. A dúvida faz todo o sentido uma vez que a lactose é o açúcar natural do leite. No entanto, este leite foi criado para pessoas intolerantes à lactose, que não digerem bem o leite por deficiente produção de lactase, a enzima necessária ao desdobramento da lactose.

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COUVE LOMBARDA SALTEADA

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INGREDIENTES (para quatro pessoas)
Meia couve lombarda
1 cenoura
2 colheres de sopa de azeite
2 dentes de alho
sal marinho q.b.

Depois de lavar a couve, corte-a em juliana. Descasque e rale a cenoura. 
Numa frigideira coloque o azeite e os alhos picados até estes começarem a fritar. Junte a couve, a cenoura e um pouco de sal. Deixe cozinhar cerca de oito minutos mexendo com frequência (se gostar da couve mais cozida deixe cozinhar mais tempo). Está pronto! 

Acompanhei com bifinhos de peru grelhados, temperados com pimenta, pouquíssimo sal, mas com muito sumo de limão. 

Esta couve também fica bem a acompanhar qualquer tipo de peixe.
Experimentem!

O segredo de cozinhar bróculos verdes e nutritivos

Do livro "A cozinha é um laboratório" (Fonte da Palavra, 2009) transcrevo alguns conselhos para bem cozinhar os brócolos evitando, dentro do possível, perdas de nutrientes e o desenvolvimento de cores e aromas indesejáveis: "Corte-os apenas na altura de serem introduzidos na água quente. Além de os cortar em pedaços, dê um golpe longitudinal nos pedúnculos. Estes cortes têm como objectivo acelerar a cozedura, dado aumentarem a área de exposição à água quente. Adicione os brócolos à água a ferver, com o lume no máximo. Para minimizar a perda de nutrientes e ter a melhor cor final, não use muita água, nem pouca... no meio é que está a virtude! Deixe o recipiente destapado nos primeiros minutos. Cozinhe-os durante apenas cerca de 5 minutos (ficam mais estaladiços e com uma cor mais bonita). Se não os for consumir logo, passe-os por água muito fria mal sejam tirados do lume, para parar todo o processo. Como melhor alternativa, coza os brócolos em vapor. O resultado será ainda melh…