Um copo de vinho contra o cancro do esófago

O adenocarcinoma do esófago é um tipo de cancro raro mas que tem vindo a aumentar muito no Estados Unidos ao longo dos últimos 30 anos. A azia e o refluxo gástrico, de que sofrem milhões de americanos, poderão predispor ao desenvolvimento deste tipo de cancro. Um copo de vinho por dia ao almoço ou ao jantar poderá proteger a mucosa do esófago contra a erosão provocada pelo ácido gástrico. É pelo menos esta a convicção de cientistas americanos e irlandeses em estudos diferentes, mas com conclusões idênticas, que foram publicados este mês numa revista de gastroenterologia.

Os relatórios são surpreendentes porque o álcool é reconhecidamente um factor de risco para outro tipo de cancro do esófago mais comum : o carcinoma das células escamosas. Por isso, os investigadores são cautelosos e afirmam que os estudos são preliminares e que devem ser confirmados noutras investigações.

A equipa do Dr. Douglas Corley em Oakland, na Califórnia, verificou que os indivíduos que bebiam um copo de vinho por dia tinham uma redução superior a 50 por cento do risco de desenvolver "esófago de Barrett" (lesão pré-cancerosa da mucosa da porção inferior do esófago devida a exposição prolongada ao conteúdo ácido do estômago, na imagem). Nos adultos que bebiam cerveja ou outras bebidas alcoólicas não houve qualquer redução do risco.

O estudo irlandês liderado pelo Dr. Liam J. Murraya da Queen's University Belfast, concluiu que os indivíduos que beberam um copo de vinho à refeição durante mais de um mês tiveram uma redução da esofagite de refluxo, responsável pela azia crónica, superior a 50 por cento.

Fonte:http://www.nytimes.com/2009/03/05/health/05cancer.html?_r=1
Fonte da imagem: http://www.murrasaca.com/Barret.htm
1 comentário

Postagens mais visitadas