Osteoporose: Como Melhorar a Absorção de Cálcio

A osteoporose é uma doença que consiste na diminuição progressiva da massa óssea. Os ossos ficam frágeis e, portanto, mais susceptíveis a fracturas. A fragilidade óssea concentra-se na região lombar da coluna vertebral e na articulação coxo-femural. É muito comum nas mulheres depois da menopausa e pode progredir sem sintomas dolorosos até que ocorra uma fractura, a qual é, frequentemente, espontânea.

O consumo de uma quantidade adequada de cálcio (ver, no quadro "Dose Certa", a dose recomendada para a idade) e a prática de uma actividade física ao ar livre são as melhores formas não só de prevenir, mas também de tratar a osteoporose. O quadro "Campeões em Cálcio" indica alguns dos alimentos mais ricos em cálcio.

A absorção do cálcio poderá ser mais baixa se este for ingerido juntamente com alimentos como os espinafres, batata-doce, feijão, sementes, castanhas, cereais, soja e café. O excesso de sal na alimentação faz também aumentar a osteoporose, não porque impeça a absorção do cálcio, mas porque o sódio ajuda à perda de cálcio pela urina.

Para melhorar a absorção de cálcio é bom praticar marcha ou corrida ao ar livre. A luz solar faz o corpo produzir vitamina D e esta faz aumentar de 40% a absorção de cálcio pelo organismo. Por sua vez, a actividade física estimula a produção das células responsáveis pela construção dos ossos.

Fonte dos quadros: http://veja.abril.com.br/190907/p_128.shtml

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