Complexos vitamínicos não têm qualquer acção na prevenção de doenças


Um novo estudo forneceu a prova definitiva de que os complexos multivitamínicos não têm qualquer efeito na prevenção nem do cancro nem de doenças cardiovasculares, as duas principais causas de morte em mulheres após a menopausa.

O estudo avaliou a utilização dos suplementos multivitaminicos, durante oito anos, em quase 162.000 mulheres inscritas no Women's Health Initiative, um dos maiores estudos norte-americanos sobre dieta e saúde, destinado a encontrar as causas mais comuns de morte, incapacidade e perda de qualidade de vida das mulheres depois da menopausa.

A coordenadora do estudo, Marian L. Neuhouser, membro da Divisão de Ciências de Saúde Pública do Centro Hutchinson, afirmou: "Para nossa surpresa, descobrimos que as multivitaminas não diminuem o risco dos cancros mais comuns e também não têm qualquer impacto nas doenças cardíacas". Neuhouser advertiu que o estudo não incluiu homens e, portanto, que os resultados podem não se aplicar a eles.

Para termos a certeza que a nossa nutrição é adequada, Neuhouser aconselhou a obter os nutrientes dos alimentos e não dos suplementos alimentares. Comer uma grande variedade de frutas, legumes e grãos inteiros é particularmente importante. "A comida é melhor do que suplementos!"

1 comentário

Postagens mais visitadas