Efeito da cafeína é quase imediato

Um estudo liderado por Ana Adan, investigadora no Departamento de Psiquiatria e Psicobiologia Clínica da Universidade de Barcelona, Espanha, mostra que a acção da cafeína começa logo dez minutos após a sua ingestão e tem maior efeito nos homens do que nas mulheres. Antes pensava-se que o efeito só era iniciado 30 a 45 minutos após a ingestão da bebida. Para a investigadora, “45 minutos é o tempo necessário para alcançar a máxima concentração no sangue; no entanto, em poucos minutos, metade dessa concentração já está em circulação”.

O tempo que dura o efeito é estimado entre duas a três horas, embora haja alguns autores que defendem que este se prolonga até quatro a cinco horas, dependendo da sensibilidade do indivíduo e do ritmo de metabolização que varia muito com a idade.

Também há surpresas em relação ao descafeinado. Ao contrário do que se pensava, este também aumenta o estado de alerta, mas o seu efeito é maior nas mulheres.

Fonte: http://plataformasinc.es/index.php/esl/Noticias/La-cafeina-afecta-mas-a-los-hombres-y-su-efecto-comienza-solo-a-los-diez-minutos-de-la-ingesta

Imagem: http://www.sporkandknife.net/2008/07/15/heres-your-latte-with-a-side-of-rules-and-regulations/
1 comentário

Postagens mais visitadas