terça-feira, 20 de janeiro de 2009

AS PROPRIEDADES MEDICINAIS DO ALHO

O alho, Allium sativum, tem sido utilizado pelo homem como recurso culinário e terapêutico desde a Antiguidade. O papiro egípcio Ebers, que datado do século XVI a.C. é considerado o primeiro tratado médico conhecido, inclui o alho em mais de 700 fórmulas médicas. A. Proença da Cunha, J. Alves Ribeiro e O.Rodrigues Roque, no seu livro "Plantas Aromáticas em Portugal - Caracterização e Utilizações", Fundação Calouste Gulbenkian, 2007, fazem várias referências à utilização do alho para fins medicinais ao longo da história:
"O alho era muito usado para evitar as doenças e afastar as epidemias. A tradução de uma inscrição na pirâmide de Queóps, construída cerca de 4500 anos a.C., refere que todas as manhãs cada escravo trabalhando na construção civil recebia do seu senhor uma cabeça de alho para lhe dar força e boa saúde."
Hoje em dia, graças à evolução da ciência química, é fácil perceber porquê. Os mais de 200 princípios activos presentes no alho conferem-lhe propriedades que permitem combater inúmeras doenças, entre as quais as infecciosas, as vasculares, as oncológicas, além de retardar o envelhecimento celular.

O bolbo do alho, segundo o livro acima referido:
"contém aliínas que, após hidrólise pela enzima aliinase, origina vários produtos voláteis odoríferos (alicina, que predomina, e sulfuretos solúveis na água); fructosanas (cerca de 75 por cento); açúcares redutores (15 por cento); compostos tiociânicos; sais minerais; vestígios de vitaminas (A, do complexo B e C) e saponinas. Os compostos sulfurados, principalmente os solúveis na água são responsáveis pela diminuição da agregação plaquetária, aumento da actividade fibrinolítica, efeitos hipoglicemiantes e acção antioxidante. Reduz o teor de colesterol no sangue. Tem propriedades anti-sépticas, fungicidas e antivirais. Possui acção diurética devido às fructosanas".
O que é a aliína? Um aminoácido presente no alho cru que se transforma em alicina quando se esmaga ou corta o alho. E a alicina? Um princípio activo a que se atribuem propriedades antibióticas, hipoglicémicas e hipolipemiantes.

O alho pertence à família das liliáceas, das quais fazem parte também a cebola, o espargo e o alho porro. A importância deste bolbo resulta dos seus componentes e pode consumir-se de múltiplas maneiras, mas o melhor é consumi-lo cru. A partir dos 60 graus centígrados perde as suas propriedades saudáveis.

O alho está bastante presente na gastronomia tradicional portuguesa. Da próxima vez que comer alho, o que deve fazer tal como os outros alimentos em doses comedidas (o consumo excessivo pode produzir ardor ou refluxo), já sabe que o alho lhe vai fazer bem.

14 comentários:

splendid disse...

prada purse
prada uk
prada hand bags
miu miu
miu miu handbags

Lafaiete Luiz do Nascimento disse...

Muito esclarecedor o artigo. Em tempos de H1N1, nada melhor que consumir diariamente alho! Abs.

maria disse...

eu e o meu marido bebemos,diariamente,uma infusão de alho(que fica em água durante a noite e,esse liquido é bebido em jejum,antes do peq.almoço)e o certo é que notamos que nos dá muita energia e sentimo-nos muito no nosso estago geral.Temos 71 anos e fazemos uma vida muito activa e com saude.Temos uma alimentação saudável,com muitos legumes e fruta e andamos nuito a pé.Se é sugestão ou não,o certo é que o meu marido,que é diabético tipo 2,desde que toma alho mantem os valores da glicémis dentro dos parametros normais e até a tensão,dantes alta,baixou e anda,também,nos valores normais.
Gostei de ler o artigo e juntei o seu blog nos meus favoritos.

ANA CARVALHAS disse...

Lafaiete e Maria, obrigada pelos vossos comentários.

Ana Carvalhas

filomeno2006 disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

tomar dois dente de alho todo dia de manha em jejum ; faz bem para qual doenças

Anônimo disse...

O uso do alho regularmente faz muito bem à saúde.
Eu faço o consumo de alho todos os dias em minha alimentação.seja em sopas, no feijão etc...
Tomo também a água com alho picado....faz muito bem pra saude...

Fernanda disse...

Procurem o suplemento da Nature´s Bounty, chamando Garlic. É o que tem de melhor em alho! Não tem cheio e a dose é a melhor que tem!! Espero ter ajudado.

Anônimo disse...

Antes demais obrigado pela preciosa informacao sobre o alho que nos desponibiliza.
Eu tenho usado o alho com grande eficacia tb para combater perturbacoes intestinais quer tenha com colicas ou nao.Nestes casos tenho usado tres dentes de alho picado que tomo com agua de tres em tres horas.Normal/ logo dps da premeira dose comeco a sentir os resultados. As colicas vao-se e diarreia tb. Nuca foi preciso ir alem a 3 dose. Se sentir q precisa va a correrpara o hospital pois deve estar com grave infeccao nos intestino.

Sónia disse...

Olá. deparei-me com este artigo enquanto pesquisava sobre as propriedades do alho para partilhar no meu programa de rádio "Tea Point" na http://radiomarcante.net/player/rm/ e achei-o bastante completo, de fácil compreensão e muito útil. Parabéns. Já agora parabenizo também o casal que partilhou aqui a experiencia com a infusão de alho. Saúde e sucesso no seu blog.

ana maria disse...

Já usei alho com azeite extra virgem , é ótimo para saúde. Agora vou começar de novo, pois a gente se sente ótima . O alho é muito bom.

justiça e liberdade disse...

adorei essa documentario mim foi muito esclarecedos,

Anônimo disse...

A ALGUNS MESES EU DESCOBRI Q TENHO HPV NO COLO DO UTERO, MEU MEDICO DISSE QUE NAO HAVIA REMEDIO... QUE A CURA É FEITA ATRAVES DO PROPIO SISTEMA IMUNOLOGICO, FIQUEI DESEPERADA, O HPV PODE EVOLUIR PARA CÂNCER, COMO UMA COISA TÃO SERIA NAO TEM TRATAMENTO?
LI NA NET QUE ALHO É OTIMO PARA O SISTEMA IMUNOLOGGICO, COMECEI A TOMAR UM DENTE POR DIA CRU PICADO NA AGUA, A MAIS DENTES PICADO NA COMIDA NO ALMOCO...
HJ VOU FAZER NOVOS EXAMES, ACREDITO NO PODER DO ALHO, E TENHO FÉ QUE MEU EXAME SERA NEGATIVO PARA HPV E NIC1.

Manuel disse...

gosto deste texto tem coisas históricas e muito boas a nivel de medicina tradicional eu sou adepto do alho cru