PARABÉNS OSCAR NIEMEYER !


Oscar Niemeyer, o famoso arquitecto brasileiro que "declarou guerra" ao ângulo recto, completou ontem (15 de Dezembro) 101 anos. Considerado o arquitecto mais prolífico do mundo, com mais de mil projectos espalhados pelo globo, desenhou centros culturais, museus, bibliotecas, jardins zoológicos, parques aquáticos, edifícios ministeriais, igrejas, catedrais, mesquitas, universidades, casinos, estádios de futebol, sedes de partidos políticos, teatros, balneários e até sambódromos (os do Rio e de S.Paulo são obra sua) ao longo de mais de setenta anos de trabalho. E continua a trabalhar...

Tem paixão pela vida, "dessa vida fantástica dentro da qual somos tão insignificantes", e minimiza a sua obra: "o importante não é o meu trabalho, mas a vida, o contacto com os amigos, a recordação dos tempos vividos, conservar e saber apreciar as qualidades do outro... Isso não é muito habitual hoje em dia, pois não?"

Oscar Niemeyer, com 101 anos, gosta de feijão com frango, bebe vinho tinto todos os dias às refeições e fuma cigarrilhas enviadas pelo seu amigo Fidel Castro.

O brasileiro Jair Valera, um outro seu amigo do peito, provavelmente a pessoa que melhor o conhece, retrata-o assim: "Oscar já não é um arquitecto, é um mito, um símbolo deste país..."

Parabéns Oscar Niemeyer! Desejo-lhe muitos anos de vida.

Fonte: El País Semanal, 05/12/08
1 comentário

Postagens mais visitadas