A SENHORA LEPTINA

Como estudei Nutrição na Universidade do Porto, espero que não me levem a mal referir aqui outro livro publicado pela Editora da Universidade do Porto. O autor é Rui Fontes, professor associado de Bioquímica na Faculdade de Medicina do Porto, e o título é "Entrevistas com a Senhora Leptina". Fez os desenhos deste livro saído em 2006 José Salgado, docente na Faculdade de Arquitectura daquela Universidade. Para quem não saiba o que é a leptina, o sítio da editora (onde o livro pode ser adquirido apenas por cinco euros) esclarece em poucas palavras:
"A Leptina, uma hormona sintetizada no tecido adiposo dos mamíferos que foi descoberta em 1994 e que tem um papel importante na regulação do apetite, é a personagem entrevistada nesta obra.
Numa altura em que tanto se fala de obesidade como factor de risco nas múltiplas doenças e a sua alta incidência em Portugal, este livro pretende dar a conhecer ao leitor alguns aspectos do conhecimento científico actual em áreas relacionadas com o controlo do apetite e a obesidade"
O livro consiste de entrevistas fictícias feitas por um jovem de 16 anos da Escola Secundária Augusto Nobre em Matosinhos à própria hormona (refiro a propósito que ainda, há duas semanas, a revista "Science" tinha um artigo de capa - estavam umas apetitosas tortas na capa, fechadas num armário - sobre a relação entre uma outra hormona, a dopamina, e a obesidade). As entrevistas (pode lê-las aqui e aqui) são escritas de uma forma bastante simples para que qualquer jovem as perceba. Não é de estranhar que o autor tenha estudado nessa mesma escola em Matosinhos, terra aliás onde nasceu. E adivinham qual é o seu clube? O clube de Matosinhos, o Leixões, que vai, pelo menos por agora, e decerto também devido à boa alimentação dos seus atletas (bom peixe, adivinho eu), à frente do campeonato português de futebol...
Postar um comentário

Postagens mais visitadas