O Ministério da Comida

O "Ministério da Comida" é um projecto de luta contra a obesidade lançado pelo chef britânico Jamie Oliver (na imagem) na tentativa de salvar os seus compatriotas daquilo que vê como uma das maiores ameaças à saúde pública das últimas décadas. Para este chef o problema dos ingleses é simplesmente não saberem cozinhar, pelo que criou um novo movimento alimentar a que chamou "Pass it on". A ideia baseia-se no esquema da pirâmide : cada oito pessoas que aprenderem a cozinhar ensinam outras oito e assim sucessivamente. Passam receitas umas às outras até serem todos cozinheiros de qualidade razoável.


O nome do programa é uma referência ao Ministério da Comida criado durante a segunda guerra mundial para ajudar as famílias britânicas a comer o melhor possível, apesar do racionamento de comida. Actualmente não há racionamento, mas é preciso ensinar a comer e a cozinhar: "...choca-me ver uma geração de jovens pais que não sabem cozinhar. Neste que é o quinto país mais rico do mundo há uma pobreza como nunca vi antes. Não tem a ver com os ténis novos, telemóveis ou ecrãs de plasma - eles têm isso tudo. É a pobreza de serem incapazes de alimentar a família."
Oliver abriu em Rotherham o primeiro centro alimentar, um local onde as pessoas podem ir aprender os princípios básicos de culinária, pedir receitas, comprar ingredientes e, sobretudo, aprender a comer bem com pouco dinheiro.

Jamie Oliver faz programas de televisão desde 1998 (os programas em Portugal passam na SIC mulher) e tem livros publicados em 54 países, incluindo Portugal , onde sai este mês "Jamie Oliver Regressa à Cozinha", editora Civilização.

Fonte:P2, 08.Nov.2008
1 comentário

Postagens mais visitadas