VINHO, GASTRONOMIA E SAÚDE

Informação recebida da Universidade do Porto:

"Vinho, Gastronomia e Saúde"
, da autoria de C. Hipólito-Reis, título editado pela Editora da Universidade do Porto, vai ser apresentado ao público hoje (28 de Outubro), às 18h00, no Salão Nobre da Reitoria da Universidade do Porto, sita na Praça Gomes Teixeira (Porto). A apresentação da obra será feita por Daniel Serrão, conceituado médico, professor e investigador.

C. Hipólito-Reis analisa nesta obra as inter-relações do vinho, da gastronomia e da saúde, encarando-as como um conjunto sistémico de complementaridades em que os três elementos se relacionam em harmonia.

Cândido Hipólito-Reis é professor jubilado de Bioquímica da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto. Interessa-se de modo especial pelo metabolismo e sua regulação e, correlativamente, pela nutrição e alimentação. Tendo sido solicitado para proferir diversas comunicações sobre aspectos biomédicos, médicos e antropológicos da utilização das bebidas alcoólicas, aí encontrou a motivação para escrever esta obra.

A entrada na sessão de apresentação da obra é livre.

Editora UP
Colecção: Série Do Saber, 6
Data de edição: Julho 2008
Nº de páginas: 460
ISBN: 978-972-8025-80-9
Preço: 35,00€
Tema: Alimentação, Medicina, Antropologia

Do prefácio do livro: «A certeza de que a vida, a sua duração e qualidade, e a saúde, em termos gerais, dependem da alimentação, o conhecimento da espantosa excelência de, pelo menos, uma certa gastronomia, dita mediterrânica, grega ou cretense, em que o vinho tem a sua parte, e a descoberta dos valores simbólicos desta actividade humana (…), abriram perspectivas novas numa área do saber humano em que a dada altura, cientificamente, tanto se empolou a alimentação racional e ao mesmo tempo, inapelavelmente, se condenava o vinho como droga geradora de desgraças orgânicas, comportamentais e comunitárias…»

1 comentário

Postagens mais visitadas