MANOEL DE OLIVEIRA - O Cineasta mais velho do mundo


Não é só a cientista italiana Rita Levi Montalcini que tem comido bem até aos cem... Antes dela fazer cem anos em Abril do próximo ano, vai ficar centenário já a 12 de Dezembro o cineasta português, natural do Porto, Manoel de Oliveira. O seu primeiro filme, "Douro ou a Faina Fluvial" data de 1931. E o mestre, ao fim de mais de 30 filmes, continua a sua brilhante actividade cinematográfica, pois essa é a sua maneira de se manter jovem. Ouçamo-lo em dois excertos de uma entrevista ao "Diário de Notícias":

«Sinto cansaço de fazer a barba todos os dias, de levantar, vestir, tomar banho, pequeno-almoço, comer, mastigar, engolir. Tudo isso, essas coisinhas fáceis e corriqueiras mas que são sempre as mesmas. É sempre a mesma coisa, a mesma ordem, ver a televisão. Tudo isso é uma chatice». (...)

«A única coisa que me consola e onde eu posso descansar, verdadeiramente descansar, é quando estou a realizar um filme. Nem quando estou a escrever fico animado, se vem a ideia, tudo bem, mas se não vem, fico muito inquieto. Depois, quando vem a ideia, é-se feliz e escreve-se, mas é enquanto realizo que sinto a paz e o sossego. Esqueço que tenho de me levantar cedo, esqueço-me de comer, esquece-me tudo, e estou ali».

Postar um comentário

Postagens mais visitadas