MANDOMETER: Um aparelho para emagrecer

Um aparelho usado pelo Bristol Royal Hospital for Children, na Grã-Bretanha, está a ajudar os adolescentes a perder peso, fzendo simplesmente com que eles comam mais devagar. O Mandometer é um computador ligado a uma balança que pesa a refeição do adolescente e calcula a velocidade com que ele come. Quando a comida desaparece do prato muito rapidamente, a máquina dá o alerta.

Segundo os médicos, alguns jovens comem com tanta ansiedade que os seus cérebros não têm tempo de perceber quando estão satisfeitos. "Eu costumava comer muito, muito rápido. Chegava a comer uma grande refeição em apenas três minutos. Agora, demoro mais ou menos 16 minutos", diz Laurence Willshire, 17 anos, um dos pacientes do Hospital.

"O Mandometer faz-me perguntas quando estou a comer, como por exemplo, se já estou cheio ou se ainda tenho fome. Ele diz-me quando posso comer a minha próxima garfada e avisa se estou a comer rápido demais." Laurence é um dos 120 adolescentes que participa nos testes com o Mandometer em Bristol.

Apesar de ser alto (1,82 m=, Laurence chegou a pesar 133 kg e estava a ter dificuldades em encontrar roupa que lhe servisse. Foi nessa altura que procurou ajuda no hospital de Bristol. Actualmente já conseguiu emagrecer 26 kg, tendo como objectivo chegar aos 95 kg.

O aparelho foi originalmente criado na Suécia para encorajar as doentes anoréxicas a comer mais e de forma mais rápida. A versão para ajudar no emagrecimento, que se trata de uma adaptação está a ser usada em conjunto com dieta e exercício físico num programa do referido hospital britânico. 83% dos pacientes tratados na clínica conseguiram reduzir seu índice de massa corporal.

"A obesidade é uma grande ameaça às nossas crianças e precisamos de fazer tudo o que estiver ao nosso alcance para evitar que elas se tornem adultos obesos", disse Julian Hamilton Shields, o pediatra responsável pelo novo processo de tratamento.

Fonte: BBC Brasil
Postar um comentário

Postagens mais visitadas