AZEITE AJUDA A CONTROLAR O APETITE


Um estudo recentemente publicado na revista Cell Metabolism mostra que o consumo regular de azeite faz emagrecer, porque prolonga a saciedade aumentando o tempo entre refeições. Uma equipa de investigadores das Universidades da Califórnia, de Yeshiva (Nova Iorque), nos EUA, e de Roma (Itália), liderada por Daniele Piomelli, mostraram que este efeito é devido à presença de ácido oleico. Este chega ao intestino delgado e entra nas células que o revestem por meio de um transportador chamado CD36, convertendo-se em oleiletanolamida (OEA). A OEA é transportada até ao cérebro para entrar num mecanismo natural de controle de saciedade ao nível do sistema nervoso central.

Estudos anteriores tinham já mostrado que o OEA contribui para reduzir o peso, assim como os níveis de colesterol e os triglicerídos no sangue dos animais, já que o seu consumo reduz a frequência das refeições.

Segundo os cientistas, seria possível desenvolver estratégias tanto nutricionais como farmacológicas para reforçar esse dispositivo de controlo do apetite em casos de obesidade ou noutros tipos de desordem alimentar.
1 comentário

Postagens mais visitadas