MULHERES HIPERTENSAS TÊM MAIOR RISCO DE DIABETES

As mulheres hipertensas têm um risco de desenvolver diabetes três vezes superior ao das mulheres com pressão arterial dentro dos valores normais.Num estudo realizado nos Estados Unidos, os investigadores concluiram que a associação entre estas duas doenças é independente do facto de as mulheres terem ou não peso a mais.

Até aqui sabia-se que a hipertensão e a diabetes estavam relacionadas com o excesso de gordura abdominal (obesidade andróide) no chamado síndrome metabólico, mas desconhecia-se que a pressão arterial fosse factor de risco independente da diabetes.

David Cohen, cardiologista do Hospital Brigham and Women's de Boston (E.U.A.) foi o coordenador do estudo que seguiu 38000 mulheres não diabéticas durante dez anos. Os investigadores do referido hospital, da Faculdade de Medicina e da Escola de Saúde Pública de Harvard observaram que quase 10% destas mulheres tinham desenvolvido diabetes. Depois de analisarem vários factores como a idade, o tabagismo, o índice de massa corporal e a história familiar de diabetes, os investigadores concluiram que as mulheres hipertensas tinham três vezes mais probabilidades de virem a ser diabéticas. O motivo que poderá estar por trás desta relação é uma disfunção endotelial, isto é, uma alteração que afecta a camada interna dos vasos sanguíneos, que se dá tanto na diabetes como na hipertensão.

O estudo foi publicado no European Heart Journal.
Postar um comentário

Postagens mais visitadas