HOMENAGEM AO Dr. EMÍLIO PERES


Informação recebida da Universidade do Porto

Homenagem a uma Figura Eminente da UP : Emílio Peres(1932-2003)
4 de Setembro a 7 de Novembro de 2008

Na senda dos eventos evocativos de figuras eméritas da U.Porto promovidos ao longo dos últimos quatro anos, a Reitoria da Universidade prepara-se para homenagear, a partir do próximo dia 4 de Setembro, uma figura ímpar na história da instituição: o Professor, pensador e comunicador das Ciências da Nutrição, Emílio Peres.
Nascido em Ermesinde a 22 de Julho de 1932, Emílio Peres começou por se destacar como estudante da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP), entre 1949 e 1955. Enquanto estudante, evidenciava já o interesse pela nutrição e pela endocrinologia, área que exerceu no Hospital de S. João entre 1960 e 1976, paralelamente às funções assumidas como assistente de Clínica Médica na FMUP.
Em 1976, passa a integrar o Grupo de Trabalho Instalador do Curso de Nutricionismo da Universidade do Porto, o qual viria a evoluir para a actual Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da U.Porto (FCNAUP).
Cidadão activo na vida cultural e política da cidade do Porto e comunicador de excelência, Emílio Peres afirmou-se ainda como um amante das artes, tendo-se destacado na aplicação do método científico ao estudo das faianças, "com muito amor pelas loucinhas" segundo as suas próprias palavras. São então todas estas facetas que a U.Porto vai recordar numa homenagem que, à semelhança do que já foi feito com personalidades como Abel Salazar, Marques da Silva, Magalhães Basto, Augusto Nobre, Stephen Stoer e Manuela Malpique, visa ser o reconhecimento do legado deixado por uma das mais eminentes figuras da história da instituição. Ao mesmo tempo, pretende-se chamar a atenção do público em geral para as acções realizadas por Emílio Peres em prol da cidade e da sua Universidade. Nesse sentido, toda a população está convidada a participar num diversificado programa de exposições evocativas, conferências e outras actividades (entre as quais um concurso de sopas com as Escolas do Ensino Básico do Porto...) que, entre 4 de Setembro e 7 de Novembro, vão levar a memória e o legado de Emílio Peres a espaços como o edifício da Reitoria da U.Porto (Praça dos Leões), o e-Learning café da Universidade, a FCNAUP, ou o Jardim da Cordoaria. A participação é gratuita.
Postar um comentário

Postagens mais visitadas