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A CAFEÍNA NO DESPORTO


É sabido que o consumo de cafeína melhora o desempenho físico e reduz o cansaço em atletas que praticam modalidades desportivas de endurance. Quem não se lembra do Boavista campeão nacional (2000-2001) com a "ajuda" do café?

O efeito parece ser conseguido devido ao facto de a cafeína aumentar a libertação de adrenalina no sangue que estimula a utilização dos ácidos gordos pelo músculo esquelético. Os músculos exercitados (treinados) utilizam previamente a gordura na actividade física, reduzindo ou retardando a necessidade de usar as suas reservas de glicogénio. Isto tem como resultado o aumento da resistência física e a redução do cansaço. Mas atenção, a substância parece actuar com menor intensidade em atletas que consomem cafeína em excesso, ou nos que já estão habituados a ela. O melhor é tomar café apenas nos dias em que vai haver competição.

O que não se sabia ainda, é que a cafeína deve ser ingerida também após a competição, porque ajuda a repôr as reservas de glicogénio no músculo mais rapidamente, quando associada a hidratos de carbono. É o que diz um estudo Australiano que mostrou pela primeira vez que o consumo de cafeína após a actividade física pode melhorar a recuperação. O glicogénio, a principal fonte de energia do músculo durante a actividade física, é reposto em maior quantidade e mais rapidamente quando se ingerem hidratos de carbono associados à cafeína.
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Leite sem lactose não é para diabéticos

Ontem de tarde, durante a consulta de atendimento a diabéticos, um dos utentes pôs-me a questão se o leite sem lactose seria o melhor para os diabéticos. A dúvida faz todo o sentido uma vez que a lactose é o açúcar natural do leite. No entanto, este leite foi criado para pessoas intolerantes à lactose, que não digerem bem o leite por deficiente produção de lactase, a enzima necessária ao desdobramento da lactose.

Então porque é que é que o leite com 0% lactose não é bom para diabéticos?

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INGREDIENTES (para quatro pessoas)
Meia couve lombarda
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Depois de lavar a couve, corte-a em juliana. Descasque e rale a cenoura. 
Numa frigideira coloque o azeite e os alhos picados até estes começarem a fritar. Junte a couve, a cenoura e um pouco de sal. Deixe cozinhar cerca de oito minutos mexendo com frequência (se gostar da couve mais cozida deixe cozinhar mais tempo). Está pronto! 

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Esta couve também fica bem a acompanhar qualquer tipo de peixe.
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O segredo de cozinhar bróculos verdes e nutritivos

Do livro "A cozinha é um laboratório" (Fonte da Palavra, 2009) transcrevo alguns conselhos para bem cozinhar os brócolos evitando, dentro do possível, perdas de nutrientes e o desenvolvimento de cores e aromas indesejáveis: "Corte-os apenas na altura de serem introduzidos na água quente. Além de os cortar em pedaços, dê um golpe longitudinal nos pedúnculos. Estes cortes têm como objectivo acelerar a cozedura, dado aumentarem a área de exposição à água quente. Adicione os brócolos à água a ferver, com o lume no máximo. Para minimizar a perda de nutrientes e ter a melhor cor final, não use muita água, nem pouca... no meio é que está a virtude! Deixe o recipiente destapado nos primeiros minutos. Cozinhe-os durante apenas cerca de 5 minutos (ficam mais estaladiços e com uma cor mais bonita). Se não os for consumir logo, passe-os por água muito fria mal sejam tirados do lume, para parar todo o processo. Como melhor alternativa, coza os brócolos em vapor. O resultado será ainda melh…