O GENE DA LONGA VIDA

Um dos encantos turísticos usado para publicitar Limone sul Garda é o facto de a sua população ter "o gene da longa vida". Limone sul Garda é uma comuna na província de Brescia, região da Lombardia, na Itália, com cerca de mil habitantes. O património genético de que tanto se orgulham baseia-se num gene identificado em 1979 pelo Dr. Cesare Sirtori, o ApoA-1 Milano, que resulta de uma mutação natural da apolipoproteína A1 existente na HDL humana (o "bom" colesterol, que está associado à protecção cardiovascular). A apolipoproteína ApoA-1 Milano presente no sangue dos habitantes de Limone sul Garda induz uma forma saudável de HDL que baixa o risco de arterosclerose e de outras doenças cardiovasculares.

Por esta razão Limone sul Garda não só atrai turistas como cientistas de todo o mundo, que pretendem estudar a origem do "tesouro" genético da população, que permaneceu isolada durante séculos. Só em 1930 se construiu a primeira estrada, pelo que o acesso se fazia de barco, atravessando o lago de Garda, ou a pé, após uma grande e árdua travessia das montanhas.

As populações isoladas despertam verdadeiras paixões entre os cientistas da vida uma vez que são laboratórios com grandes dimensões. Recebem poucos forasteiros, o que faz com que as famílias acasalem entre si ao longo de séculos. É esta a explicação da origem e conservação de um precioso património genético que permite estudar a hereditariedade de qualquer gene sem quaisquer interferências.

Segundo os investigadores que reconstruíram a árvore genealógica dos habitantes que possuem a referida mutação, a sua origem remonta a 1780. Os camponeses Cristoforo Pomaroli e Rosa Giovanelli foram os pais do primeiro bebé a nascer com ela. Este bebé deixou como herança a sua "semente" genética, que se perpetuou por casamentos entre "primos" mais ou menos próximos.

Isolar a ApoA-1 Milano, produzi-la sinteticamente e administrá-la de forma segura a doentes cardiovasculares é agora o objectivo de muitos investigadores. A ideia óbvia consiste em tornar-nos mais parecidos com aquela população favorecida. Com a ApoA-1 Milano poderemos talvez viver bem até aos cem...

Imagem: http://www.hotelilma.it/gardalake.php/p-itx4/Vacanze.htm
Vale a pena ver mais fotos: http://www.hotelilma.it/gardalake.php/p-itx4x59/Vacanze_Foto_gallery.htm
Postar um comentário

Postagens mais visitadas