Diabetes Tipo 1 - Estudo TRIGR

A Diabetes mellitus tipo 1 (DM1) é uma doença auto-imune que resulta da destruição permanente das células beta do pâncreas produtoras de insulina. Ocorre normalmente na infância e os doentes necessitam de terapêutica com insulina para o resto da vida.

As causas da DM1 estão a ser investigadas há anos e acredita-se que alguns factores ambientais aumentem o risco em pessoas geneticamente susceptíveis. Se estes factores ambientais forem identificados e eliminados, será então possível diminuir o número de crianças com DM1. É com base neste pressuposto que surgiu o estudo TRIGR (Trial to Reduce IDDM in the Genetically at Risk) coordenado pela Universidade de Helsínquia e que está a ser realizado com crianças de 15 países: Austrália, Canadá, República Checa, Estónia, Finlândia, Alemanha, Hungria, Itália, Luxemburgo, Holanda, Polónia, Espanha, Suécia, Suiça e EUA. O recrutamento de famílias para o estudo TRIGR terminou em 2006 com 2160 crianças que vão ser acompanhadas até completarem 10 anos de idade.

O TRIGR iniciou devido a duas constatações simultânias: os bebés alimentados ao peito tinham menos DM1, ao mesmo tempo que se provava a relação entre a Diabetes e o aleitamento com fórmulas infantis à base de leite de vaca. As proteínas do leite de vaca são as primeiras macromoléculas estranhas ao organismo que o bebé tem contacto. Estudos recentes em animais que usaram fórmulas infantis hidrolizadas (fórmulas em que as proteínas são fraccionadas por processos químicos), demonstraram níveis baixos de desenvolvimento da DM1. Evidências sugerem que nos seres humanos poderá acontecer o mesmo.

A explicação, segundo o Prof. Michael Dosch do TRIGR Scientific Advisory Committee, é a seguinte: "parece que sistema imunitário dos bebés com risco genético de DM1 é menos maduro e incapaz metabolizar eficientemente proteínas alimentares estranhas. Isto leva a uma reacção em cadeia que termina com a destruição autoimune das células produtoras de insulina."
Postar um comentário

Postagens mais visitadas