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Curso de Verão 2008 na APN

Informação recebida da Associação Portuguesa dos Nutricionistas (APN):

A APN está a organizar um Curso de Verão subordinado ao tema “Aprenda a ir às compras e traga saúde consigo”, destinado ao consumidor em geral, a realizar em duas partes (25 de Julho e 1 de Agosto) nas instalações da APN (Rua João das Regras nº 284 - R/C 3, 4000-291 Porto).

Programa

PARTE 1 - 25 de Julho das 17h às 19h30

Por onde começar...quando vamos ao supermercado
Dra. Sílvia Cunha
Nutricionista

Cuidados a ter na aquisição de alimentos frescos
Dra. Célia Craveiro
Nutricionista

A importância da leitura do rótulo nos alimentos pré-embalados
Dra. Helena Real
Nutricionista


PARTE 2 - 1 de Agosto das 17h às 19h30

Alimentos refrigerados e congelados - o que verificar?
Dra. Tânia Cordeiro
Nutricionista

Como escolher alimentos no âmbito de uma alimentação saudável?
Dra. Ana Martins
Nutricionista


Que alimentos devem ser guardados para ocasiões especiais?
Dra. Joana Maranhas
Nutricionista

Boletim de inscrição aqui.
Custo de Inscrição
Inscrição na PARTE 1 do curso: 12€
Inscrição na PARTE 2 do curso: 12€
Inscrição nas duas partes do curso: 20€
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Leite sem lactose não é para diabéticos

Ontem de tarde, durante a consulta de atendimento a diabéticos, um dos utentes pôs-me a questão se o leite sem lactose seria o melhor para os diabéticos. A dúvida faz todo o sentido uma vez que a lactose é o açúcar natural do leite. No entanto, este leite foi criado para pessoas intolerantes à lactose, que não digerem bem o leite por deficiente produção de lactase, a enzima necessária ao desdobramento da lactose.

Então porque é que é que o leite com 0% lactose não é bom para diabéticos?

A lactose é um hidrato de carbono complexo (dissacárido) formada por duas moléculas de hidratos de carbono simples, a glicose e a galactose (monossacáridos). O leite com 0% lactose não tem, de facto lactose, mas tem os seus constituintes, a glicose e a galactose, que são açúcares simples que fazem subir a glicémia (glicose no sangue) mais facilmente. Quem prova este leite não tem dúvidas: ele é mais doce e foi por isso que o referido doente estranhou e me apareceu com o pacote de leite sem lactose na mão…

COUVE LOMBARDA SALTEADA

Ontem para o jantar fiz couve lombarda salteada com bifinhos de peru grelhados.  É um prato super fácil de fazer que se prepara em 15 minutos.

INGREDIENTES (para quatro pessoas)
Meia couve lombarda
1 cenoura
2 colheres de sopa de azeite
2 dentes de alho
sal marinho q.b.

Depois de lavar a couve, corte-a em juliana. Descasque e rale a cenoura. 
Numa frigideira coloque o azeite e os alhos picados até estes começarem a fritar. Junte a couve, a cenoura e um pouco de sal. Deixe cozinhar cerca de oito minutos mexendo com frequência (se gostar da couve mais cozida deixe cozinhar mais tempo). Está pronto! 

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Esta couve também fica bem a acompanhar qualquer tipo de peixe.
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O segredo de cozinhar bróculos verdes e nutritivos

Do livro "A cozinha é um laboratório" (Fonte da Palavra, 2009) transcrevo alguns conselhos para bem cozinhar os brócolos evitando, dentro do possível, perdas de nutrientes e o desenvolvimento de cores e aromas indesejáveis: "Corte-os apenas na altura de serem introduzidos na água quente. Além de os cortar em pedaços, dê um golpe longitudinal nos pedúnculos. Estes cortes têm como objectivo acelerar a cozedura, dado aumentarem a área de exposição à água quente. Adicione os brócolos à água a ferver, com o lume no máximo. Para minimizar a perda de nutrientes e ter a melhor cor final, não use muita água, nem pouca... no meio é que está a virtude! Deixe o recipiente destapado nos primeiros minutos. Cozinhe-os durante apenas cerca de 5 minutos (ficam mais estaladiços e com uma cor mais bonita). Se não os for consumir logo, passe-os por água muito fria mal sejam tirados do lume, para parar todo o processo. Como melhor alternativa, coza os brócolos em vapor. O resultado será ainda melh…