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"YOU - A SUA DIETA"


O livro sobre alimentação e dietas mais vendido nos EUA, foi esta semana editado em Portugal e já esgotou. Trata-se de "You - A Sua Dieta", editado pela Lua de Papel, da autoria dos médicos americanos Mehmet Oz, cardiologista, e Michael Roizen, especialista em medicina interna.
Escreveram a pensar nos milhões de pessoas que se esforçam a fazer dietas "para que aprendam a emagrecer com mais bom senso e menos sacrifícios". Para "abrir o apetite" ao livro, transcrevo da revista "Visão" 5 Truques YOU:

"1. Comer de três em três horas e parar três horas antes de dormir.
2.Servir as refeições em pratos de sobremesa e comer sopa antes.
3.Vinte minutos antes de jantar, comer 15 gramas de nozes: reduz o apetite.
4.Em caso de ataque de fome, ter sempre à mão: maçãs, amêndoas, nozes, pastilhas sem açúcar, água, vegetais às tiras, iogurte magro ou meio-gordo, queijo fresco.
5.Colocar no lixo todos os alimentos que contenham açúcares, frutose e todos os derivados acabados em ose, hidratos de carbono simples, gorduras trans e saturadas, farinhas brancas, enriquecidas ou refinadas."

Fonte: "Visão" de 24/Abril/2008
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Leite sem lactose não é para diabéticos

Ontem de tarde, durante a consulta de atendimento a diabéticos, um dos utentes pôs-me a questão se o leite sem lactose seria o melhor para os diabéticos. A dúvida faz todo o sentido uma vez que a lactose é o açúcar natural do leite. No entanto, este leite foi criado para pessoas intolerantes à lactose, que não digerem bem o leite por deficiente produção de lactase, a enzima necessária ao desdobramento da lactose.

Então porque é que é que o leite com 0% lactose não é bom para diabéticos?

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COUVE LOMBARDA SALTEADA

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INGREDIENTES (para quatro pessoas)
Meia couve lombarda
1 cenoura
2 colheres de sopa de azeite
2 dentes de alho
sal marinho q.b.

Depois de lavar a couve, corte-a em juliana. Descasque e rale a cenoura. 
Numa frigideira coloque o azeite e os alhos picados até estes começarem a fritar. Junte a couve, a cenoura e um pouco de sal. Deixe cozinhar cerca de oito minutos mexendo com frequência (se gostar da couve mais cozida deixe cozinhar mais tempo). Está pronto! 

Acompanhei com bifinhos de peru grelhados, temperados com pimenta, pouquíssimo sal, mas com muito sumo de limão. 

Esta couve também fica bem a acompanhar qualquer tipo de peixe.
Experimentem!

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Do livro "A cozinha é um laboratório" (Fonte da Palavra, 2009) transcrevo alguns conselhos para bem cozinhar os brócolos evitando, dentro do possível, perdas de nutrientes e o desenvolvimento de cores e aromas indesejáveis: "Corte-os apenas na altura de serem introduzidos na água quente. Além de os cortar em pedaços, dê um golpe longitudinal nos pedúnculos. Estes cortes têm como objectivo acelerar a cozedura, dado aumentarem a área de exposição à água quente. Adicione os brócolos à água a ferver, com o lume no máximo. Para minimizar a perda de nutrientes e ter a melhor cor final, não use muita água, nem pouca... no meio é que está a virtude! Deixe o recipiente destapado nos primeiros minutos. Cozinhe-os durante apenas cerca de 5 minutos (ficam mais estaladiços e com uma cor mais bonita). Se não os for consumir logo, passe-os por água muito fria mal sejam tirados do lume, para parar todo o processo. Como melhor alternativa, coza os brócolos em vapor. O resultado será ainda melh…