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LEGUMES ESTUFADOS


"A culinária é a única arte que se pode provar." Li esta frase à porta de um restaurante de cozinha de autor e inspirou-me para "postar" um receita de legumes estufados, que são óptimos para acompanhar quer a carne, quer o peixe, em substituição da batata. É uma receita boa para diabéticos e para todos os que se preocupam em fazer uma alimentação variada e saudável.

Ingredientes (receita para toda a família)

Um ramo de brócolos, meia dúzia de cogumelos frescos, uma courgette (com casca), uma beringela (com casca), quatro ou cinco espargos, meio pimento verde, meio pimento vermelho ou amarelo, uma cenoura, uma cebola (cortada aos cubos), um alho francês, dois tomates...
Duas a três colheres de sopa de azeite virgem extra
Dois dentes de alho
Sal grosso (marinho artesanal) q. b.

Lavar e partir todos os legumes em cubos não muito pequenos.
Aquecer o azeite com dois dentes de alho esmagados numa frigideira grande. Quando o azeite ferver, deitar todos os legumes e envolver com o azeite e o alho e juntar um pouco de sal grosso (de preferência marinho artesanal porque mais rico e nutricionalmente mais equilibrado). Tapar a panela (não é preciso adicionar água) e deixar cozinhar lentamente durante 5 a 10 minutos. O ponto de cozedura é ao gosto de cada um, mas quanto menos cozidos, menor é o índice glicémico.

Os legumes escolhidos podem ser todos os apresentados, só alguns deles ou outros, de acordo com o gosto de cada um. Na cozinha, dar asas à imaginação resulta sempre em arte que se pode provar. Bom apetite!
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INGREDIENTES (para quatro pessoas)
Meia couve lombarda
1 cenoura
2 colheres de sopa de azeite
2 dentes de alho
sal marinho q.b.

Depois de lavar a couve, corte-a em juliana. Descasque e rale a cenoura. 
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