"A GORDA"


O Teatro Villaret reabriu com "A Gorda - Fat Pig", uma peça assumidamente autobiográfica escrita por LaBute, com encenação de Amândio Pinheiro e interpretação de Ricardo Pereira, Carla Vasconcelos, Carlos António e Maria João Falcão.

A peça conta a história de Tomás, um rapaz magro e elegante que se apaixona por uma rapariga gorda, Helena.

Até aí, tudo corre bem: os problemas começam quando ele a apresenta aos colegas de trabalho e se vêem ambos confrontados com os preconceitos da sociedade contemporânea, obcecada com a imagem, que rejeita todos quanto fujam aos padrões de beleza instituídos.

"Revejo-me muito em 'Fat Pig'. Independentemente do título da peça, a história lida com a fraqueza humana e com as dificuldades que muita gente encontra quando tenta defender algo, ou viver de acordo com um princípio, ou assumir uma coisa em que acredita", diz o autor, de 45 anos, citado no comunicado.

"E esse sou eu, encerrado na minha própria concha, bem intencionado mas surpreendentemente fraco quando é preciso enfrentar as coisas. O heroísmo é um número muito difícil, ao que parece."

LaBute sugere que nós temos vergonha das pessoas em quem nos podemos tornar. Sermos velhos, deficientes ou gordos, é sinal de fracasso. A sociedade actual exige uma imagem física de sucesso, e isso mete medo!
A este propósito reveja o que penso em "Espelho meu..."

Sobre as personagens da peça, Neil Labute diz gostar de todas "porque são desesperadamente humanas: querem ter convicções, mas, no fim, preferem ser amadas ou satisfazer as suas necessidades".

O espectáculo estará em cena no renovado Teatro Villaret até 1 de Junho.
3ª a SÁB. 21h30 DOM. 16h00

tradução e encenação AMÂNDIO PINHEIRO
cenografia ANA PAULA ROCHA
figurinos HELENA CARMONA
música original DANIELA RÔXO
desenho de luz IRLANDO FERREIRA
vídeo JOÃO LEAL

com
CARLA VASCONCELOS Helena
RICARDO PEREIRA Tomás
CARLOS ANTÓNIO Castro
MARIA JOÃO FALCÃO Joana

produção TNDM II

Imagem:http://www.news.ku.edu/2003/03N/AprilNews/April14/labute.jpg
Postar um comentário

Postagens mais visitadas