A BELA ADORMECIDA


Ainda a propósito da imagem corporal, achei curioso saber que o quadro do retrato de corpo inteiro, de uma mulher obesa nua a dormir num sofá, poderá bater o recorde da mais cara pintura de um artista vivo. Trata-se do quadro "Benefits Supervisor Sleeping", do alemão Lucian Freud de 85 anos, que vai a leilão em Maio, na Christies em Nova Iorque. A licitação esperada é de 21 milhões de euros.

Sue Tilley de 50 anos conhecida por "Big Sue", é a mulher que há 13 anos serviu de modelo para esta obra e nem quer acreditar no sucesso que o retrato atingiu.
Entrevistada pela imprensa britânica, Sue Tilley recorda que posou para Freud durante nove meses, tendo recebido cerca de 25 euros por dia para estar deitada nua num sofá, um trabalho que considerou cansativo.

Sue Tilley diz que gostou do resultado final, mas reconhece que não é propriamente o ideal da beleza feminina. "Eu sei que não sou, mas quem é? E ele (Lucian Freud) nunca faz com que as magras pareçam bonitas. Ele não deixa escapar nenhum detalhe".

Lucian Freud, neto do famoso médico judeu fundador da psicanálise, Sigmund Freud, é conhecido pelos seus retratos pouco convencionais, que combinam a técnica com a expressão e a sensibilidade dos tempos modernos. Quanto a isto, observando o quadro, não resta a menor dúvida. E a "Bela Adormecida" do séc. XXI está aí para provar que o ideal de beleza feminino é subjectivo.

Imagem:http://www.artdaily.com/imagenes/2008/04/14/Christies-1y2.jpg
1 comentário

Postagens mais visitadas