TOMAR PEQUENO-ALMOÇO PREVINE OBESIDADE


Investigadores americanos confirmam que o pequeno-almoço é mesmo a refeição mais importante do dia. Um novo estudo que analisou os hábitos alimentares e de exercício físico de 2200 jovens (com 15 anos no início do estudo) durante cinco anos, concluiu que os que mais frequentemente tomavam pequeno-almoço, menos tendência tinham para desenvolver sobrepeso.

Não está ainda esclarecido porquê que tomar o pequeno-almoço faz engordar menos, mas o estudo demonstra que quem toma o pequeno-almoço consome maior quantidade de calorias provenientes de hidratos de carbono e de fibras e menos provenientes de gordura e faz mais exercício físico. O consumo de alimentos ricos em fibras melhora os níveis de glicose e de insulina, fazendo com que as pessoas fiquem satisfeitas e que comam menos ao longo do dia.

"Tomar o pequeno-almoço parece influenciar a actividade física", diz Donna Spruijt-Metz, professora assistente de medicina preventiva na Universidade da California do Sul, que não esteve envolvida no estudo. “Talvez os jovens ao tomar o pequeno-almoço, consumam menos alimentos refinados e mais alimentos que contêm fibras. A influência que isto tem no metabolismo e no comportamento é algo que também ainda estamos a investigar no nosso laboratório.”

Still, Mark A. Pereira, co-autor do estudo, professor associado de epidemiologia na Universidade do Minesota, diz que tomar um pequeno-almoço saudável “promove hábitos alimentares saudáveis ao longo do dia e ajuda a prevenir situações de consumo de alimentos de fast-food ou das vending machine.”
Dr. Pereira acrescenta ainda que os pais devem dar o exemplo, sentando-se à mesa para tomar o pequeno-almoço. “Toda a estrutura familiar está aqui envolvida” , afirma o investigador.

Fonte: http://www.nytimes.com

Postagens mais visitadas