MARÇO: MÊS EUROPEU DO CANCRO COLO-RECTAL


O mês de Março é, a partir deste ano, o Mês Europeu do Cancro Colo-Rectal.
A Associação de Luta Contra o Cancro do Intestino - Europacolon - oficializa hoje, 5 de Março, esta iniciativa no Parlamento Europeu. Em conferência de imprensa, a Europacolon apresentará os dados mais recentes sobre o cancro colo-rectal na Europa. O objectivo é sensibilizar para o rastreio e diagnóstico precoces como formas de prevenir a doença.

O cancro colo-rectal é o segundo cancro mais incidente e mortal na Europa, depois do cancro do pulmão nos homens e do cancro da mama nas mulheres.

A Europacolon Portugal vai realizar dia 11 de Março, uma acção de sensibilização na Assembleia da República, junto dos deputados e de outros colaboradores. Na sessão pública, a Europacolon Portugal explicará o que é o cancro colo-rectal, quais os sintomas e quais as atitudes preventivas a adoptar no dia-a-dia. Será feito também um inquérito sobre hábitos de vida e sintomas ou sinais de alerta que ajudarão a fazer a triagem inicial.

Vítor Neves, presidente da Europacolon Portugal, explica que o objectivo da associação é a diminuição da incidência da patologia, "sensibilizando as pessoas, difundindo o conhecimento da doença e promovendo o rastreio e o diagnóstico precoce". "Esta é uma das patologias que possui 90% de probabilidade de ser curada se for detectada a tempo", referiu.

A Europacolon Portugal tem uma linha de atendimento a doentes com cancro do intestino: 808 200 199.
Postar um comentário

Postagens mais visitadas