Pular para o conteúdo principal

CIÊNCIA DE FACA E GARFO

Informação do "Ciência Viva":

Caro (a) amigo (a):

Já leu com atenção o rótulo de uma embalagem alimentar? Sabe o lugar a que pertence cada alimento segundo a nova roda de alimentos? E será que o momento que escolhe para temperar a carne lhe permite retirar o maior partido das suas propriedades?

Durante o mês de Janeiro, no rescaldo dos fritos e dos doces da época natalícia, o Pavilhão do Conhecimento - Ciência Viva convida-o a descobrir a ciência que está por trás daquilo que come. Um programa diversificado de ateliês, workshops e debates vão fazê-lo olhar com outros olhos para os alimentos que sempre fizeram parte da sua rotina diária.

No dia 9, os alimentos modificados em laboratório serão o prato forte de um debate. No dia 16, descubra como educar os mais novos para uma alimentação saudável, prevenindo assim a obesidade infantil. Numa edição especial da Cozinha é um Laboratório, no dia 27, vamos mostrar-lhe de que forma a ciência e a tecnologia estão presentes na cozinha lá de casa. E no dia 30, venha connosco às compras e aprenda a "ler" o rótulo dos alimentos que ingere.

Estes são apenas alguns exemplos das actividades que durante o mês de Janeiro esperam a sua participação no Pavilhão do Conhecimento. Confira o calendário completo em www.pavconhecimento.pt e venha descobrir a Ciência de Faca e Garfo.
Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Leite sem lactose não é para diabéticos

Ontem de tarde, durante a consulta de atendimento a diabéticos, um dos utentes pôs-me a questão se o leite sem lactose seria o melhor para os diabéticos. A dúvida faz todo o sentido uma vez que a lactose é o açúcar natural do leite. No entanto, este leite foi criado para pessoas intolerantes à lactose, que não digerem bem o leite por deficiente produção de lactase, a enzima necessária ao desdobramento da lactose.

Então porque é que é que o leite com 0% lactose não é bom para diabéticos?

A lactose é um hidrato de carbono complexo (dissacárido) formada por duas moléculas de hidratos de carbono simples, a glicose e a galactose (monossacáridos). O leite com 0% lactose não tem, de facto lactose, mas tem os seus constituintes, a glicose e a galactose, que são açúcares simples que fazem subir a glicémia (glicose no sangue) mais facilmente. Quem prova este leite não tem dúvidas: ele é mais doce e foi por isso que o referido doente estranhou e me apareceu com o pacote de leite sem lactose na mão…

COUVE LOMBARDA SALTEADA

Ontem para o jantar fiz couve lombarda salteada com bifinhos de peru grelhados.  É um prato super fácil de fazer que se prepara em 15 minutos.

INGREDIENTES (para quatro pessoas)
Meia couve lombarda
1 cenoura
2 colheres de sopa de azeite
2 dentes de alho
sal marinho q.b.

Depois de lavar a couve, corte-a em juliana. Descasque e rale a cenoura. 
Numa frigideira coloque o azeite e os alhos picados até estes começarem a fritar. Junte a couve, a cenoura e um pouco de sal. Deixe cozinhar cerca de oito minutos mexendo com frequência (se gostar da couve mais cozida deixe cozinhar mais tempo). Está pronto! 

Acompanhei com bifinhos de peru grelhados, temperados com pimenta, pouquíssimo sal, mas com muito sumo de limão. 

Esta couve também fica bem a acompanhar qualquer tipo de peixe.
Experimentem!

O segredo de cozinhar bróculos verdes e nutritivos

Do livro "A cozinha é um laboratório" (Fonte da Palavra, 2009) transcrevo alguns conselhos para bem cozinhar os brócolos evitando, dentro do possível, perdas de nutrientes e o desenvolvimento de cores e aromas indesejáveis: "Corte-os apenas na altura de serem introduzidos na água quente. Além de os cortar em pedaços, dê um golpe longitudinal nos pedúnculos. Estes cortes têm como objectivo acelerar a cozedura, dado aumentarem a área de exposição à água quente. Adicione os brócolos à água a ferver, com o lume no máximo. Para minimizar a perda de nutrientes e ter a melhor cor final, não use muita água, nem pouca... no meio é que está a virtude! Deixe o recipiente destapado nos primeiros minutos. Cozinhe-os durante apenas cerca de 5 minutos (ficam mais estaladiços e com uma cor mais bonita). Se não os for consumir logo, passe-os por água muito fria mal sejam tirados do lume, para parar todo o processo. Como melhor alternativa, coza os brócolos em vapor. O resultado será ainda melh…