GORDURAS TRANS


Consumir alimentos gordos em excesso é um dos erros alimentares mais comuns e mais perigosos que se pratica nas sociedades modernas. A indústria usa e abusa da gordura para tornar os alimentos mais apetitosos e "inventou" uma gordura, que permite prolongar o tempo de vida dos alimentos, mas que é particularmente perigosa para a saúde. Refiro-me às gorduras trans ou gorduras hidrogenadas que são saturadas artificialmente com átomos de hidrogénio. A designação "trans" tem a ver com a disposição dos átomos de carbono na cadeia do ácido gordo. Assim, quando um ácido gordo tem uma ou mais ligações não saturadas (ligações duplas), as cadeias de carbono podem ter a disposição de “cunha” (cis) ou “sela” (trans).


A maioria dos ácidos gordos presentes nos alimentos tem a configuração cis, mas durante o processo de hidrogenação para transformar os óleos vegetais (que são líquidos à temperatura ambiente) em sólidos, ou por aquecimento dos alimentos ricos em gordura, formam-se ácidos gordos trans.

Os ácidos gordos trans aumentam o colesterol total e estão presentes principalmente nas margarinas vegetais de mesa e cozinha, natas para o café e fritos, bolos, gelados, bolachas e pão elaborados com margarinas deste tipo. A proliferação de restaurantes de comidas rápidas e o elevado consumo de alimentos embalados tem provocado um aumento significativo do consumo deste tipo de gorduras na população. A título de exemplo, a ingestão estimada de ácidos gordos trans nos EUA é de 8 a 13 gramas por dia em média, mas para os que se alimentam principalmente de comidas rápidas, a ingestão pode chegar aos 30 gramas por dia. Os efeitos negativos sobre o perfil lipídico verificam-se com ingestões de 20 a 40 gramas por dia.

O modo como podemos identificar os alimentos que contêm este tipo de gorduras é através da leitura dos rótulos, uma vez que estas não existem nos alimentos naturais. A nomenclatura utilizada na rotulagem é “gordura vegetal hidrogenada” ou “gordura vegetal parcialmente hidrogenada”. Sempre que um alimento contenha na lista de ingredientes qualquer destas inscrições, sabemos tratar-se de uma gordura trans prejudicial à saúde.
Postar um comentário

Postagens mais visitadas