SOJA COMBATE SINTOMAS DA MENOPAUSA



Menopausa é a interrupção fisiológica dos ciclos menstruais, devida à cessação da secreção hormonal (estrogénio) pelos ovários. Manifesta-se por uma série de alterações de natureza física, fisiológica e psicológica que se fazem sentir mais ou menos intensamente e que dependem, em grande parte, da alimentação e do estilo de vida adoptados.

Os afrontamentos, ondas súbitas de calor e suores, descrito pelas mulheres dos países ocidentais não têm eco do outro lado do mundo. Os cientistas repararam que a maioria das chinesas e das japonesas, cuja alimentação é particularmente rica em soja, não conhecem sequer a palavra afrontamento.

A explicação parece ser a presença, na soja, de uma molécula quimicamente semelhante ao estrogénio - a isoflavona -que por se ligar aos mesmos receptores do estrogénio faz atenuar os sintomas da menopausa.

A confirmar tudo isto, Santiago Palácios, presidente da Sociedade Espanhola de Menopausa, afirma que "as isoflavonas de soja reduzem os afrontamentos em 30 a 50 por cento, previnem a perda de massa óssea, reduzem o colesterol total, o colesterol LDL e os trigliceridos, melhoram a memória verbal e não têm efeitos secundários".

A comunidade médica europeia e norte-americana está rendida aos efeitos benéficos da isoflavona de soja, fitonutriente também designado fitoestrogénio, no combate aos sintomas da menopausa.

Sugestão: Rebentos de soja, quer na sopa, quer como ingrediente de uma boa salada mista ou juntamente com outros legumes salteados com azeite e alho, são muito agradáveis. Nutricionalmente fornecem, além da isoflavona, proteínas de boa qualidade sem perigo de colesterol associado.
Postar um comentário

Postagens mais visitadas