DIA MUNDIAL DA ALIMENTAÇÃO


Comemora-se hoje o Dia Mundial da Alimentação sob o tema "O Direito à Alimentação". Este tema definido pela FAO, organismo das Nações Unidas para a agricultura e alimentação, "demonstra o crescente reconhecimento da comunidade internacional à erradicação da fome e da pobreza no mundo e à intensificação do desenvolvimento sustentável”.

O objectivo das comemorações do Dia Mundial da Alimentação, que iniciaram há 27 anos, é conseguir a atenção do mundo para fome e insegurança alimentar que afectam 800 milhões de pessoas. No entanto, a ameaça da obesidade no mundo desenvolvido, faz dela tema para a maioria das comemorações um pouco por todo o país.

Relembro hoje o meu professor Dr. Emílio Peres, comunicador carismático, que desapareceu prematuramente em Outubro de 2003. Transcrevo um pequeno texto da sua autoria intitulado "O Elogio da Sopa", publicado na revista de Alimentação Humana, em 1997.

"A sopa, tal como a nossa tradição a concebe, é soberba manifestação da cultura mediterrânica por duas razões: pelo modo como se confecciona, e pelo facto de conjugar variados alimentos, predominantemente de origem vegetal. Desde logo, a fervura em mais de sete minutos destrói agentes prejudiciais à saúde que possam, eventualmente, estar nos vegetais e na água. Depois, a fervura em mais de nove minutos, a cerca de 100ºC, destrói, inactiva ou abranda os efeitos de factores anti-nutritivos, tóxicos e alergizantes de ocorrência natural. Quanto ao valor nutricional a sopa é imbatível. O caldo nem se limita a ser harmonizador metabólico, nem a mero veículo de nutrimentos. É autêntica tisana medicinal!(...)"
2 comentários

Postagens mais visitadas