BERINGELAS CONTRA O COLESTEROL


A beringela é o fruto da planta Solanum melongena, originária da Índia, pertence à mesma família do pimento, da batata e do tomate.

Estudos recentes realizados no Instituto de Biociências da UNESP de Botucatu - São Paulo, revelou que a beringela pode reduzir até 30% as taxas do colesterol.

É um fruto rico em vitamina A, vitaminas do complexo B (B1,B2 e B5), vitamina C e é também particularmente bom fornecedor de alguns minerais como cálcio, potássio, fósforo, ferro e magnésio. Possui alcalóides, que actuam diminuindo a pressão arterial, o que faz dela um óptimo alimento a utilizar regularmente na alimentação para prevenção cardiovascular.

Pensa-se que são estes alcalóides, os princípios activos responsáveis pela redução do colesterol sanguíneo, o que, a ser verdade, reforça ainda mais a sua acção protectora cardíaca e vascular.

São várias as formas como se podem confeccionar, desde assadas no forno juntamente com outros legumes (abobrinhas, tomate, cenoura, bróculos...), estufadas do mesmo modo, até simplesmente grelhadas, depois de partidas com casca em fatias longitudinais ou oblíquas, e temperadas apenas com azeite, muito pouco sal (senão lá se vai a protecção cardiovascular) e alho.
2 comentários

Postagens mais visitadas