domingo, 26 de fevereiro de 2017

LEGUMES À BRÁS



Sugestão para amanhã, que é segunda sem carne, lembram-se?
Esta receita de legumes à brás é fácil e rápida de fazer: leva alho francês como base, couve coração partida em juliana fina, curgete partida como batata palha e/ou outros legumes que gostem.

Preparação:
Coloca-se o alho francês cortado às rodelas numa frigideira antiaderente com um fio de azeite. À parte salteiam-se a couve e a curgete. Depois de salteados junta-se ao alho francês. Batem-se 2,3 ou 4 ovos (dependendo do número de doses) e, ainda com a frigideira ao lume, juntam-se aos legumes. Mistura-se tudo muito bem e, quando os ovos estiverem sólidos, desliga-se. Junta-se salsa picada e azeitonas para enfeitar.

domingo, 19 de fevereiro de 2017

LENTILHAS COM COGUMELOS, TOMATE SECO E COENTROS


Quem leu o meu livro Dieta para Sedentários sabe que sou adepta do movimento internacional "Meat Free Monday" (segunda sem carne) que tem como objectivo reduzir a emissão de gases com efeito de estufa e melhorar a nossa saúde.

RECEITA
Cozem-se as lentilhas em água com um pouco de sal. Sallteiam-se os cogumelos em azeite e alho e junta-se o tomate seco partido em pedaços e os coentors picados. Por fim juntam-se as lentilhas e mistura-se tudo.


quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017

PAPAIA COM IOGURTE GREGO NATURAL




Com o regresso do Sol começam a apetecer pequenos-almoços com frutas tropicais que lembram o Verão. Experimente retirar os caroços de meia papaia, espremer umas gotas de sumo de limão ou lima (realça o sabor da papaia) e rechear com iogurte grego natural. É uma mistura deliciosa que ainda sabe melhor por  se comer na própria papaia!

Informação Nutricional por 100 g de PAPAIA (fonte: USDA Nutrient Database):

H.C. - 10,8 g; Açúcares - 7,8 g; Proteínas - 0,47 g; Gorduras - 0,26 g; Fibras - 1,7 g

Para além destes macronutrientes é de realçar o seu elevado teor de vitamina C e de folatos.

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017

PAREM COM AS BOLACHAS


As bolachas têm tudo o que pior faz à nossa saúde: farinhas refinadas pobrezinhas em nutrientes, gorduras hidrogenadas, açúcar e sal. É sempre melhor comprar tostas integrais, não esquecendo de estar de olho no rótulo e ler a lista de ingredientes.