sexta-feira, 26 de agosto de 2016

IOGURTE DE SOJA FEITO EM CASA


Descobri no supermercado este preparado com fermentos lácteos da marca Condi para fazer iogurte em casa e resolvi experimentar fazer iogurte vegetal. Primeiro experimentei "leite" de amêndoa, mas não resultou bem porque ficou muito líquido. Comprei então bebida de soja sem açúcar, que aqueci a 37º C, misturei os fermentos lácteos e coloquei num termo para manter a temperatura durante cerca de oito horas. O resultado foi, como se pode ver na imagem, um delicioso e cremoso iogurte de soja.

Dica para ficar mais espesso e cremoso: depois do iogurte feito, colocar um pano limpo ou papel de filtro num escorredor de legumes de rede e deixar escorrer para uma taça o soro do iogurte. O iogurte que fica no pano passa-se para um frasco e guarda-se no frigorífico.

sábado, 20 de agosto de 2016

5 REGRAS PARA PREVENIR A OBSTIPAÇÃO DAS FÉRIAS



O seus intestinos também ficam de férias? Saiba que não está sozinho...

Nas férias mudam as rotinas e este é o principal factor na origem da obstipação de que muitas pessoas se queixam nos primeiros dias de descanso. A modificação dos horários e tipo de refeições, muitas delas à base de pão e com menos fibras, alteram a composição das fezes e consequentemente a motilidade intestinal. A obstipação pode durar três dias que é o tempo normal estimado para as fezes mais duras e desidratadas percorrerem as três porções do cólon: ascendente, transverso e descendente.  

5 REGRAS PARA EVITAR A OBSTIPAÇÃO DAS FÉRIAS:

1- Tente manter o mais possível os horários das principais refeições e aumente a ingestão de alimentos ricos em fibras e água, como sopas e batidos verdes à base de legumes e frutas.

2- Reduza a ingestão de pão. Deixe-o só para o pequeno-almoço e escolha as variedades mais ricas em fibras como o pão integral ou de sementes.

3- Opte por levar saladas para a praia no lugar das sandes e não se esqueça de adicionar, para além dos alimentos fornecedores de proteínas, alguns frutos gordos como abacate, azeitonas, nozes, sementes e também leguminosas, como feijão ou grão de bico. Nos dias em que fizer questão de levar sandes, não esqueça de lhes adicionar uma folha de alface, tomate ou pepino e cenoura ralada.

4- Evite o açúcar, doces e refrigerantes. Estes alimentos, normalmente com um alto teor de hidratos de carbono, são muitas vezes os responsáveis pela desidratação das fezes, pois necessitam de mais água para serem metabolizados.

5- Por último, recomendo fazer caminhadas ou corrida, que são os melhores exercícios para ajudar o seu intestino a mexer.

sexta-feira, 19 de agosto de 2016

2ª EDIÇÃO DA DIETA PARA SEDENTÁRIOS


A primeira edição do meu livro Dieta para Sedentários, uma revolução na alimentação, Gradiva 2016 esgotou nos locais de venda em pouco mais de dois meses. Muito obrigada aos queridos leitores, que são os responsáveis pelo êxito. A 2ª edição já está no mercado à disposição de todos os interessados.

quarta-feira, 10 de agosto de 2016

RECOMENDO...


Recomendo a compra do utensílio que vêem nas imagens para cortar os legumes longitudinalmente, em fios. 

Depois poderão confeccionar o já famoso "esparguete" (sem massa) tricolor, baixo em hidratos de carbono. Ver o vídeo no meu canal do youtube. ;)